30/5/2023

Oncologista alerta sobre os perigos do tabagismo

Dia 31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco e a oncologista Dra. Suellen Nastri Castro fala sobre o tema a pedido do Instituto Projeto Cura

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o tabagismo é a principal causa evitável de adoecimento e morte precoce no mundo, e está relacionada a diversas doenças graves como câncer, doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica), doença arterial coronariana (angina e infarto cardíaco), acidente vascular cerebral (AVC, também conhecido como “derrame”). Além disso, o uso do tabaco de também está relacionado a condições como infertilidade e impotência sexual.

tabagismo_oncologista

Estima-se que o tabagismo esteja associado a um terço de todos os cânceres diagnosticados. No mundo, somam-se mais de 8 milhões de mortes por ano relacionadas ao tabaco, sendo 7 milhões por uso ativo e 1,2 milhões pela exposição passiva.

O Brasil é considerado um exemplo, uma referência, como um dos países que menos fuma, devido a instituição de leis federais anti-tabaco. Como isso, essas leis permitiram uma redução significativa de tabagismo no país.

Dra. Suellen Nastri Castro, oncologista do Hospital BP

Segundo a Dra. Suellen Nastri Castro, oncologista, "parar de fumar promove diversos benefícios para a saúde dos indivíduos, inclusive naqueles que já apresentam complicações associadas ao fumo. A cessação do tabagismo, em qualquer idade, permite um aumento significativo na expectativa de vida da pessoa, além de, claro, melhorar a qualidade de vida".

A especialista ainda reforça a importância da existência de programas para cessação do tabagismo em diversos hospitais/instituições pelo Brasil, e que eles contam com diversos profissionais que auxiliam o indivíduo nesse processo, oferecendo acompanhamento, tratamentos medicamentosos e psicoterapia. "É altamente recomendada a realização de exames periódicos para detecção precoce de doenças graves relacionadas ao cigarro, como por exemplo tomografia de baixa dose de radiação anualmente em população de risco para câncer de pulmão, como pessoas que são tabagistas, ou ex-tabagistas, com idade de 50-80 anos", afirmou a médica.

Para mais informações, converse com seu médico. Caso não consiga parar de fumar sozinho(a), peça ajuda!

Colaboração:

Dra. Suellen Nastri Castro (CRM-SP 151.417) - Oncologista Clínica do Hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Autora do livro Vencer o Câncer de Pulmão e Mesotelioma Pleural do Instituto Vencer o Câncer. Formada em oncologia clínica pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer em São Paulo (atual São Camilo Oncologia)

Para fazer uma doação e saber mais sobre nossos projetos, acesse nossa aba de doações, acompanhe as nossas Redes Sociais @projetocura ou entre em contato através do e-mail [email protected]

Veja outras notícias

Explore agora os últimos conteúdos do nosso Blog e fique por dentro das principais realizações do Instituto Projeto Cura.

Apoie os esforços de pesquisa do câncer hoje

Doe ou faça parceria para fazer a diferença.
Doar

Mantenha-se informado com a nossa newsletter

Assine nosso boletim informativo para receber atualizações regulares sobre o progresso de pesquisas e notícias do instituto.