4/12/2025
Instituto Projeto CURA doa ultrafreezer e viabiliza a expansão do Biorrepositório do LACOG para impulsionar pesquisas oncológicas
O Instituto Projeto CURA, uma instituição sem fins lucrativos, criada em 2016, que se dedica a conscientizar a sociedade sobre os benefícios das pesquisas clínicas e a sua importância para avanços no tratamento do câncer, anuncia a compra e doação de um ultrafreezer –80ºC para o Biorrepositório do LACOG (Latin American Cooperative Oncology Group), reforçando a infraestrutura necessária para a continuidade e expansão das pesquisas translacionais conduzidas pelo grupo.
Esse equipamento é fundamental para o armazenamento adequado de amostras biológicas de pacientes, utilizadas em pesquisas que buscam identificar características moleculares e, assim, desenvolver tratamentos mais precisos e eficazes.
Atualmente, o espaço dá suporte para dez estudos em andamento, entre eles IRONMAN, MADONNA, EXBAT, AMIGO-1, SMART-KEY, PACIFIC e FOUNDATION, que investigam desde o comportamento molecular de tumores sólidos até mecanismos de resposta e resistência a terapias-alvo e imunoterapias em diferentes tipos de câncer. Com a ampliação da infraestrutura financiada pelo Cura, o LACOG, localizado em Porto Alegre, se prepara para receber mais nove novos estudos.
Todos esses projetos são rigorosamente avaliados, monitorados e aprovados por órgãos governamentais, incluindo os Comitês de Ética em Pesquisa vinculados ao Ministério da Saúde. O novo ultrafreezer conta com monitoramento de temperatura a distância e as amostras serão rastreáveis, quesitos importantes para que os projetos sejam conduzidos com qualidade e segurança.
Fundado em 2009, o LACOG é o primeiro grupo cooperativo multinacional da América Latina dedicado exclusivamente à pesquisa epidemiológica, clínica e translacional do câncer. Gustavo Werutsky, diretor executivo do LACOG, afirma:
“Temos uma lista de projetos de pesquisa translacionais com amostras de sangue e tumor em andamento, e que estão sendo realizados graças ao biorrepositório. Por esse motivo, esta doação do CURA é muito importante”.
Para a presidente do Instituto Projeto CURA, Fernanda Schwyter, o gesto reforça o propósito da instituição:
“Essa iniciativa reflete a visão do CURA de fortalecer a infraestrutura científica necessária para que todo o ecossistema de pesquisa em câncer no país possa crescer. Investir em capacidade técnica, em boas práticas e em condições adequadas para pesquisas moleculares é parte do nosso compromisso de longo prazo com a ciência brasileira. Cada avanço estrutural abre caminho para estudos mais robustos, resultados mais confiáveis e, principalmente, para que mais pacientes estejam representados em pesquisas de ponta.”
No CURA, acreditamos no poder da inteligência colaborativa e convida seus parceiros e apoiadores a fazerem parte da sustentabilidade deste ecossistema. Esta ação não é somente uma doação, mas um simbólico investimento na vida das pessoas e no futuro da pesquisa em câncer no Brasil e na América Latina. Como reconhecimento, o LACOG nomeou o espaço como “Sala Instituto Projeto CURA”. Seguimos juntos por mais descobertas e inovação.
%2013.33.47_cfc48876.jpg)
.jpeg)

