30/1/2026
CURA amplia Comitê Científico e reforça compromisso com uma pesquisa clínica mais representativa no Brasil
Desde 2016, o Instituto Projeto CURA tem em seu DNA o compromisso com a informação qualificada, o fomento à pesquisa clínica e a ampliação do acesso a estudos e tratamentos inovadores em oncologia. Atuando como uma instituição de vanguarda, o CURA conecta ciência, profissionais de saúde e pacientes, sempre com foco em fortalecer o ecossistema da pesquisa clínica no Brasil.
Como parte dessa missão contínua, a partir de 2026 o CURA dá mais um passo estratégico: a ampliação da representatividade do seu Comitê Científico. A iniciativa reforça o compromisso institucional com uma pesquisa clínica colaborativa, acessível e alinhada à diversidade brasileira, elemento essencial para decisões mais qualificadas e para o avanço sustentável da oncologia.
O papel do Comitê Científico do CURA
O Instituto Projeto CURA tem como objetivo apoiar e ampliar o acesso à pesquisa clínica e a tratamentos inovadores, por meio do suporte a projetos de pesquisa, iniciativas que promovem o acesso à inovação e ações de conscientização social sobre o papel estratégico do desenvolvimento em saúde.
A análise e a priorização dos esforços são fundamentadas em avaliações técnicas qualificadas do Comitê de Pesquisa sempre considerando a realidade dos pacientes, os desafios do sistema de saúde e a evolução científica.
Ao longo de sua trajetória, diversos profissionais já integraram esse comitê, contribuindo com conhecimento, experiência e visão estratégica para fortalecer o posicionamento técnico do Cura.
A ampliação atual marca um novo momento, em que a pluralidade regional passa a ter ainda mais protagonismo, refletindo a complexidade da jornada do paciente oncológico no Brasil.
Uma visão estratégica para os desafios da pesquisa clínica
Para o COO do Instituto Projeto CURA, Dr. Roberto Jun Arai, a expansão do Comitê Científico é um movimento necessário diante do crescimento e da complexidade da pesquisa clínica no país.
“Demos início à ampliação do Comitê Científico para agregar à nossa ‘voz de apoio’ um posicionamento cada vez mais técnico, pautado pela representatividade nacional. É uma evolução contínua e necessária em um país heterogêneo, onde a jornada do paciente é essencialmente diversa, principalmente sob o ponto de vista econômico e geográfico. Com essa pluralidade, teremos mais força para endereçar ações que superem as barreiras de acesso aos estudos clínicos e novos tratamentos. Como a pesquisa, provavelmente expandirá, em volume e complexidade nos próximos anos, esta ação, dentre outras, nos prepara e fortalece institucionalmente. Teremos mais clareza diante de demandas complexas. Decisões debatidas com maior profundidade tornam o CURA mais resiliente e maduro. Trabalhamos para que o CURA se aprimore a cada dia para ser um colaborador de valor estratégico para a pesquisa e para os pacientes.”

Conheça os integrantes do Comitê Científico do CURA
O Comitê Científico do Instituto Projeto CURA passa a ser composto por especialistas reconhecidos na oncologia, com atuação em diferentes regiões do Brasil:
- Dra. Heloísa Resende – Oncologista (RJ) | Presidente
- Dra. Aknar Calabrich – Oncologista (BA)
- Dr. Eduardo Zucca – Oncologista (SP)
- Dr. Jessé Lopes – Oncologista (RJ)
- Dra. Lilian Arruda – Oncologista (SP)
- Dr. Max Mano – Oncologista (SP)
- Dra. Poliana de Andrade – Oncologista (RO)
- Dr. William William – Oncologista (SP)
- Dr. Fabio Ynoe de Moraes – Radiologista Oncologista (Canadá)

Ao longo de sua trajetória, o Comitê Científico do Instituto Projeto CURA contou com a contribuição de profissionais que ajudaram a consolidar sua atuação técnica e estratégica na pesquisa clínica oncológica. Integraram o Comitê nos últimos anos: Dra. Heloísa Resende, Dr. Max Mano e Dra. Lilian Arruda, que já fizeram parte anteriormente e ainda compõe o Comitê, além de Dr. José Márcio Figueiredo, Dra. Abna F. S. Vieira, Dra. Andreia Melo e Dra. Anelisa Coutinho.
Para a Presidente do Comitê Científico do Instituto Projeto Cura, Dra Heloisa Resende: ”A ampliação do Comitê Científico do CURA reforça nosso compromisso em integrar diferentes especialidades e regiões do país, fortalecendo a análise técnica e a produção de conhecimento independente. Essa diversidade científica é essencial para orientar políticas e ações que aproximem pacientes, pesquisadores e sociedade dos benefícios da pesquisa clínica”

Ciência, representatividade e impacto social
O fortalecimento do Comitê Científico reafirma o Instituto Projeto CURA como um agente ativo na construção de uma pesquisa clínica mais inclusiva, conectada à realidade brasileira e comprometida com o futuro da oncologia. Ao ampliar vozes, regiões e perspectivas, o CURA segue avançando em sua missão de informar, conectar e transformar o acesso à pesquisa clínica no Brasil.

%2013.33.47_cfc48876.jpg)
.jpeg)
